CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

VOTO DE QUALIDADE: definição

repostagem de 07 de março de 2013

Recebi nesta tarde (07/03/13) uma mensagem de um amigo-aluno, Wlad Pires, com uma pergunta que pode interessar a mais gente e, sendo assim, a respondo publicamente aqui no BLOG. A mensagem é a seguinte:

Morgado, o que é o voto de qualidade que fala o art 53 do EAOAB.
Abraço wlad


Ao dispor sobre o Conselho Federal, o art.53 do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil dispõe que o mesmo tem sua estrutura e funcionamento definidos no Regulamento Geral da OAB.
O referido artigo em seu §1º determina que o Presidente, nas deliberações do Conselho, tem apenas o voto de qualidade.
          Voto de qualidade nada mais é que o voto de desempate, nesse caso proferido pelo Presidente do Conselho Federal quando há empate em votação em qualquer das deliberações do Conselho.

          Acreditando ter sanado esta dúvida, despeço-me de todos desejando-lhes bons estudos.



6 comentários:

  1. Como pôde prever, sua resposta interessa sim a mais gente. Estou estudando para concurso e estou encantada com o Direito em suas mais variadas vertentes.

    Aproveito para perguntar: O voto de qualidade assemelha-se ao voto de Minerva?

    ResponderExcluir
  2. Ia esquecendo...

    Chamo-me Flávia Regina Grego

    E-mail: floreserosas@hotmail.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Flávia,
    é exatamente o voto de Minerva. Fiz uma recente postagem, em decorrência do voto de desempate do mensalão, explicando porque chama-se VOTO DE MINERVA o de desempate.
    Acesse http://morgadodeontologia.blogspot.com/2013/09/voto-de-minerva-significado.html

    Abraços,
    Morgado

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde professor Morgado, pegando um gancho no assunto, aproveito para perguntar do que se trata então o voto ordinário?

    ResponderExcluir
  5. Professor Morgado, o voto de minerva é aplicado nas reeleições também? Ou seja, o presidente pode utilizá-lo a seu favor?

    ResponderExcluir
  6. Professor Morgado, o voto de Minerva existe como lei ou é um preceito que precisa estar previsto no estatuto ou regimento da entidade ?

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. A MANUTENÇÃO DESSA PÁGINA DEPENDE ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE DO NÚMERO DE COMENTÁRIOS POSTADOS POIS REPRESENTA O INTERESSE DOS BLOGUEIROS NOS ASSUNTOS ABORDADOS.