CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

BOAS FESTAS!


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

XII Exame: todas as questões fundamentadas

Todas as questões de ÉTICA PROFISSIONAL com seus respectivos gabaritos e fundamentações no BLOG desde ontem. Acesse-as. Não deixe de responder a enquete, por favor.
Abraços.


Mandato: eu não falei que ia cair...

E dessa vez foram logo duas!! Bom pra todo mundo.


LINK para acessar todas as questões fundamentadas

Acesse todas as questões fundamentadas clicando em GABARITO DO XII EXAME.

Bom dia!! Pode responder a enquete?


Me diz aí quantas vc acertou em ética... leva só alguns segundos.
Valeu!

Considerações - MANDATO, DESAGRAVO, SOCIEDADES... Valeu FGV!!!

Se não fosse uma questão quase impossível de ser respondida sem o Regulamento Geral em mãos (aquela do ajuizamento de mandado de segurança após a deliberação pelo Conselho Seccional), a prova da FGV seria considerada uma das mais fáceis dos últimos tempos. Só não direi isso pois essa questão é EXTREMAMENTE DIFÍCIL.Lembrou-me a CESPE quando fazia questões que eram criadas para ninguém acertar mesmo. A de competência da OAB serviu para isso. Fora isso, a prova foi bem fácil.

Ressalto que, mais uma vez, 7 DAS 10 QUESTÕES continham o direcionamento para a legislação que deveria ser observada. Manteve-se o padrão.

Não houve questionamento acerca dos direitos dos advogados muito embora possamos até mesmo considerar a de DESAGRAVO PÚBLICO dentro desse tema (preferimos colocá-la junto das de atividade, como fazemos mesmo quando a fundamentação é o art.7º, XVII do EAOAB).

Quando voltei da gravação ao vivo, já estava disponível o gabarito da FGV. Percebi, mais uma vez, que a LFG tinha errado o seu gabarito prévio em uma das questões de minha disciplina. Assim, nós da OABnaWEB, mantivemos a certeza de termos um grupo de qualidade incomparável.



Ressalte-se que dentre os gabaritos prévios, somente meu amigo Paulo Machado ( que no dia anterior recebera inúmeros elogios no artigo que escrevi, alertando estarem vários amadores se passando por professores de ética profissional, cumulando suas disciplinas com ética) foi o único que, como eu, disse ser adequada a alternativa que entende como corriqueira a indicação de clientes por parte da prima da advogada. Ressalto o que disse no artigo: além de mim, só nele confio. Assim como eu, Paulinho é "apenas" professor de ética profissional/deontologia jurídica.

Sendo assim, tenho certeza que meus alunos-amigos e blogueiros se saíram muito bem neste exame. Peço aos que acessarem nosso BLOG que respondam a enquete informando quantas questões acertaram.

Um grande abraço,

Morgado





domingo, 15 de dezembro de 2013

XII EXAME – ÉTICA – Q.01 FUNDAMENTADA


Questão:1
Assunto: MANDATO


O advogado não deve aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, sem prévio conhecimento deste, salvo por motivo justo ou para adoção de medidas judiciais urgentes e inadiáveis, conforme o disposto no art. 11 do Código de Ética e Disciplina. Alternativa D.

XII EXAME – ÉTICA – Q.02 FUNDAMENTADA


Questão:2
Assunto: HONORÁRIOS


        O Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil declara que prescreve em cinco anos a ação de cobrança de honorários de advogado, contado o prazo, dentre outros, do vencimento do contrato, se houver(art.25, I do EAOAB). Alternativa D.

XII EXAME – ÉTICA – Q.04 FUNDAMENTADA

Questão:4
Assunto: INFRAÇÕES

       Somente será considerado como infração disciplinar o ato de valer-se de agenciador de causas, mediante participação nos honorários a receber e/ou

angariar ou captar causas, com ou sem a intervenção de terceiros (art.34, incisos II e III do EAOAB), o que não demonstrou comprovado no caso apresentado. Alternativa B.

XII EXAME – ÉTICA – Q.05 FUNDAMENTADA


Questão:5
Assunto: SOCIEDADES


Reza o art. 38 do Regulamento Geral do EAOAB  que o nome completo ou abreviado de, no mínimo, um advogado responsável pela sociedade consta obrigatoriamente da razão social, podendo permanecer o nome de sócio falecido se, no ato constitutivo ou na alteração contratual em vigor, essa possibilidade tiver sido prevista. Alternativa C.

XII EXAME – ÉTICA – Q.06 FUNDAMENTADA

Questão:6
Assunto: MANDATO


Concluída a causa ou arquivado o processo, presumem-se o cumprimento e a cessação do mandato, conforme disposto no art.10 do CED. No caso apresentado,  houve essa presunção. Alternativa D.

XII EXAME – ÉTICA – Q.07 FUNDAMENTADA


Questão:7
Assunto: ESTRUTURA DA OAB


Compete ao Conselho Seccional ajuizar, após deliberação, mandado de segurança coletivo, em defesa de seus inscritos, independentemente de autorização pessoal dos interessados, na forma do art.105, V, c do Regulamento Geral do EAOAB. Alternativa B.

XII EXAME – ÉTICA – Q.08 FUNDAMENTADA

Questão:8
Assunto: ATIVIDADE/DESAGRAVO


É o art. 18, § 7º do Regulamento Geral do EAOAB que esclarece ser o desagravo público um instrumento de defesa dos direitos e prerrogativas da advocacia, não dependendo, portando, da concordância do ofendido, nem mesmo podendo ser dispensado por este, devendo ser efetuado a critério do Conselho. Alternativa C.

XII EXAME – ÉTICA – Q.09 FUNDAMENTADA


Questão:9
Assunto: INCOMPATIBILIDADES/IMPEDIMENTOS



        Entre as atividades incompatíveis, o inciso II do art. 28 do EAOAB elenca, entre outras, a dos membros dos tribunais e conselhos de contas. O caput do referido artigo esclarece que a advocacia é incompatível, mesmo em causa própria com essas atividades. Alternativa B.

MORGADO - GABARITO do XII Exame

DAQUI A 20 MINUTOS, CONFIRA NOSSO GABARITO.

sábado, 14 de dezembro de 2013

15/12-19hs - MORGADO - GABARITO do XII Exame


REVISÃO ESFERA – TIPOS DE ADV. 1




REVISÃO ESFERA – TIPOS DE ADV. 2






INCOMPATIBILIDADE E IMPEDIMENTO - JULGADO DO TED/SP

MEMBRO DE CONSELHO TUTELAR

Advogado eleito membro do Conselho Tutelar do Município, nos termos do Estatuto da Infância e da Juventude (Lei n. 8.069/90) e da Lei Municipal que criou o respectivo Conselho. Incompatibilidade, restrita, exclusivamente ao exercício profissional perante a "Justiça da Criança e do Adolescente", ou, na inexistência dela, perante o órgão judiciário que lhe assumir a competência. Impedimento, ainda, para o exercício da advocacia contra a Fazenda Municipal, “ex-vi” do disposto no art. 30, inciso I do EAOAB.Proc. E-3.577/2008

REVISÃO ESFERA – MANDATO 1




REVISÃO ESFERA – MANDATO 2





15/12-19hs - MORGADO - GABARITO do XII Exame


REVISÃO ESFERA – DIREITOS 1





REVISÃO ESFERA – DIREITOS 2





SIMULADA 543 honorários



CURSO ESFERA – Aula 2 – noite - 18/10/13

EXAME 75 – OAB MS –
Os honorários profissionais devem ser fixados da seguinte forma:
a) conforme o próprio advogado fez publicar no seu anúncio na imprensa;
b) conforme o tamanho da estrutura de sua sede profissional;
c) conforme o valor da causa, a condição econômica do cliente e o proveito para ele resultante do serviço profissional;
d) conforme o valor da causa o sigilo profissional a ser exigido e a utilização indevida de sua influência.


CURSO ESFERA – AULA 2 de exercícios – Turma manhã – 09/12/13


Simulada 543 - C

REVISÃO ESFERA – INSCRIÇÃO 2




REVISÃO ESFERA – INCOMPATIBL./IMPEDIMENTOS 1