CONTEÚDO DESTA PÁGINA
Neste Blog todos os interessados tem acesso total e gratuito sem necessidade de cadastro. Os alunos do Professor Roberto Morgado complementam o conteúdo ministrado em aulas presenciais/telepresenciais.

O BLOG é basicamente alimentado com:
*questões simuladas e de Exames da OAB acompanhadas das fotos das turmas presenciais do Professor Morgado;

*julgados, dicas, macetes, animações e vídeos(correções de exames, dicas, etc);
*links baixar arquivos produzidos pelo professor, tais como apostilas, normas legais, artigos jurídicos, simulados, provas anteriores, dicas (para impressão), etc.;

*Notícias e textos de interesse geral e/ou jurídico.

Peço aos visitantes que respondam a enquete. Caso queira , deixe comentários(podem ser anônimos) com sugestões, críticas e opiniões sobre o conteúdo e formato do BLOG.

Bons estudos a todos os visitantes, meus novos amigos-blogueiros!


Empresas onde atualmente (2013) ministra aulas presenciais e/ou on-line:

(ordem alfabética) ALCANCE concursos jurídicos, CASA DO CONCURSEIRO, CEJURIS, CONCURSO VIRTUAL,CURSO ESFERA, CURSOdeCONCURSOS, LEXUS cursos jurídicos, MAIOR APPROBATIONE, MASTER JURIS, OAB NA WEB, SIGNORELLI e SUPERPROFESSORES

(empresas onde já trabalhou)

CANAL DOS CONCURSOS, CEPAD-DAMÁSIO, CURSO FÓRUM, CURSO FRAGA, CURSO LUCIANO VIVEIROS, ESA-Conselho Seccional do Rio de Janeiro, GMX Preparatórios, IBMEC, UNIGRANRIO, UNIVERCIDADE e VOX JURIS

terça-feira, 30 de novembro de 2010

NOVOS AMIGOS-ALUNOS DO CURSO FRAGA(T2-noite-Centro)

Blogueiros,
Apresento-lhes meus novos amigos-alunos da turma 2 do turno noturno do CURSO FRAGA.

Sabemos que o CURSO FRAGA é o mais tradicional dentre todos os cursos preparatórios do Estado do RJ e mantém durante todos esses anos, desde sua criação, altíssimo índice de aprovação de seus alunos. Enviei para essa turminha animada e participativa documentos eletrônicos para auxiliar seus estudos pois nosso próximo encontro será amanhã (1º de dezembro) e como esta é uma INTENSIVA, acredito que somente nos veremos novamente nas AULAS DE EXERCÍCIOS ou no AULÃO, já próximo ao Exame.

Meu abraço carinhoso a todos os presentes, que preencheram a lista para recebimento gratuito do material complementar. Se você não recebeu entre em contato para ratificar(ou retificar, se errado) o endereço eletrônico informado.
Abraços a todos:
Gustavo Damasceno
Sabrina Bujan
Orlani Cavalcante
Micheline Paulo
Julio Cesar
Marcos Barbosa
Ottoni de Azevedo
Wagner Saturnino
Isabel Trindade
Hamilton Mendonça
Antônio Sergio Milwardr
Patricia de Almeida
Fernanda Nina
Victor Hugo
Samuel Silva
Renata Christina
Cintia Santos
Andre Gamarote
Eduardo Carlota
Fernanda Soares
Joao Augusto

As demais fotos tiradas hoje, dia 30/11 e as de amanhã estarão sendo postadas aos poucos, com as novas questões simuladas.

NOVOS AMIGOS-ALUNOS DO CURSO ESFERA(Centro)

CURSO ESFERA - AULA 01 - 29/11/2010 - Turma da Manhã

Blogueiros,
Conheçam meus novos amigos-alunos do Curso Esfera das turmas da manhã e da tarde.

Como sempre, os alunos do curso esfera estão bastante motivados pois sabem que estão no mais recente curso preparatório do Estado que conta com moderníssimas instalações, extremamente confortáveis.

Muito embora NOVO, o curso tem um quadro de docentes que possui muitos anos de “estrada” em cursos preparatórios para o Exame da Ordem: Leandro Velloso, Fábio Alves, Sandro Caldeira, Claudio Carneiro e muitos “velhos” professores de Exame de Ordem são docentes no Esfera. Não tem como dar errado! Com carga horária adequada para cada disciplina (deontologia, por exemplo, com três encontros) e material complementar eletrônico gratuito para acompanhamento dos encontros faz dos alunos do esfera examinados com altíssimas chances de aprovação.

Abraços para todos os novos amigos-alunos, cujas demais fotos estarão sendo postadas aos poucos, com as novas questões simuladas.

Recebam TODOS meu abraço carinhoso, que faço na pessoa daqueles que ainda recordo-me os nomes, tais como:
TURMA DA MANHÃ:
Leandro e Leonardo; Rafael, Carol e Luana de Niterói; Amanda e Vinícius; Juliana Goiana, Carlos e Júlio; Rodolfo, Sharon e Ana; Donizetti, Itelca e Cris; e os gabaritadores do 42ºExame: Guilherme, Denise e Talita
TURMA DA TARDE:
Alex, Thiago, Claudilene, Débora, Talita, Denise, Andréa, Vera, Beatriz, Vagner, João Carlos, Luana, Elba, Robson, Clau, Marisa e Natália.

CURSO ESFERA - AULA 01 - 29/11/2010 - Turma da Tarde

domingo, 28 de novembro de 2010

NOVAS DATAS PARA OS ENCONTROS CANCELADOS

Nesta semana atípica ocorreram quatro cancelmentos (sendo uma "desistência"...vide postagem de desculpas a turma de sábado postada em 27/11)

Assim, ao pessoal do CEPAD (turma intensiva), VOX JURIS (Caxias) e ESFERA (Turma regular e de sábado-Nova Iguaçu) fiquem certos que teremos nossos encontros que não foram realizados durante a semana, sendo os mesmos:

25/11/10 quinta-feira noite
esfera - nova iguaçu

24/11/10 quarta-feira noite
VOX JURIS-CAXIAS

27/11/10 sábado manhã/tarde
esfera - nova iguaçu

28/11/10 domingo Tarde
CEPAD

Assim que agendarmos novas datas estarão disponíveis aqui no BLOG. Acredito que na manhã de terça já esteja fazendo esta postagem.
Abraços

NESTA SEMANA(29/11 a 03/12) ESTÃO CONFIRMADOS TODOS OS ENCONTROS.

TEREMOS A PRIMEIRA AULA NOS SEGUINTES CURSOS NAS TURMAS:

MANHÃ - ESFERA/CENTRO
NOITE - ESFERA/CENTRO
NOITE - FRAGA/TURMA 2/CENTRO
TARDE - LEXUS/BARRA DA TIJUCA


Pensei que nunca mais diria isso...: PARABÉNS, GOVERNO DO ESTADO!



O poema No Caminho com Maiakovski de Eduardo Alves da Costa (poeta niteroiense), em minha concepção revela o sentimento de fragilidade e impotência sentido pelos moradores das comunidades que estavam tomadas pelos narcotraficantes e bandidos de toda espécie.

Na primeira noite eles se aproximam,
roubam uma flor do nosso jardim.
E não dizemos nada.

Na segunda noite, já não se escondem:
pisam nas flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.

Até que um dia
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo o nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não dizemos nada.



Obrigado a todos que colaboraram de forma direta e indireta ao sucesso desse empreitada de resgate de cidadania de milhares de pessoas em nosso Estado.

sábado, 27 de novembro de 2010

MOTIVOS DA AUSÊNCIA : INSEGURANÇA PESSOAL

Não consegui praticamente fechar os olhos durante toda a noite de sexta para sábado pensando nos mais de 100 km (ida e volta) para honrar o encontro em Nova Iguaçu.

Já sabia da notícia que os trens já estavam funcionando precariamente desde a noite de sexta. Houve a suspensão da venda dos bilhetes e da circulação das linhas de integração para a zona oeste, norte e para os municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

A notícia da queima de carros naquela cidade durante a madrgada deixou-me ainda mais angustiado e não tive outra saída a não ser, pouco antes das 06:00 da manhã deste sábado, enviar mensagem para os coordenadores informando que não me deslocaria para aquele município.

Peço desculpas aos alunos, que devem ter sido avisados a tempo para não dirigirem-se ao Curso.

Nos vemos em breve.


DICA - Página eletrônica da Professora Beatriz Abraão

A página eletrônica da Professora Beatriz Abraão (Direito e Processo Penal) é bastante interessante e vale a pena conferir.




Material para download relativos ao Exame da Ordem utilizados em aula. Você pode escolher o formato do arquivo para baixar(Arquivo no formato Word: ".doc" ou no formato ".pdf" Adobe Acrobat).

Ainda apresentações, peças, roteiros...

Muito material disponível para quem quer reforçar o conteúdo aprendido nas aulas do Curso Esfera. Basta clicar AQUI.

Hoje encontrei ainda algumas interessantes notícias lá.

Algumas amostras abaixo:

25/11/2010 » Justiça afasta advogados de Bruno por desrespeitar prazo
O magistrado entendeu que o atraso desmotivado, uma vez que não chegou ao Juízo qualquer petição explicando o fato, representa abandono de causa.
Veja a notícia completa na página da professora BEATRIZ ABRAÃO clicando AQUI

26/11/2010 » Repudio do Presidente da OAB
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, repudiou as declarações de que advogados estariam funcionando como "pombos correios", (...). Para Ophir, o Estado não pode querer transferir a irresponsabilidade, a negligência e a corrupção, presente muitas vezes no Estado, para um determinado segmento ou categoria
Veja a notícia completa na página da professora BEATRIZ ABRAÃO clicando AQUI

25/11/2010 » Acusação falsa de furto gera indenização de R$ 10 mil
Uma mulher terá que pagar R$ 10 mil de indenização, a título de danos morais, por ter acusado indevidamente de furto dois pedreiros que trabalharam em sua casa. A decisão é do desembargador João Paulo Fernandes Pontes, da 6ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que manteve a sentença de primeiro grau.
Veja a notícia completa na página da professora BEATRIZ ABRAÃO clicando AQUI

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

MAIS AMIGOS-ALUNOS NO CURSO FRAGA

Eles estão meio acanhados; mas
percebam como
são simpáticos!!

Foi muito gratificante ministrar a 2º aula do Curso Preparatório da Turma da Manhã (II) no curso Fraga nesta terça-feira(23/11/10).




Gratificante já é integrar a equipe de docentes do CURSO FRAGA, o mais tradicional Curso do Estado do Rio de Janeiro. Mas muito legal é fazer novos amigos. Como o calendário deles ficou pronto em cima da hora muitos estavam sem a legislação e, como de costume, fiz o "sistema-amiguinhos".

Percebi ao fim de nosso encontro que muitos tiveram tanta afinidade uns com os outros que tenho a certeza que várias duplinhas do sitema permanecerão amigos ao longo da vida. Acredito que nesse momento (período de preparação para o Exame) conhecer e trocar experiências com iguais, sem receio de estar prejudicando a si próprio (como ocorre nos concursos, onde há disputa por vaga e os demais alunos são, em última análise, seus "inimigos" rumo ao objetivo) é ficar mais forte e estimulado.

Adorei fazer novos amigos-alunos. Nosso reencontro será bem próximo do Exame, em meados de janeiro de 2011. Espero que eles me brindem com algumas visitas ao Blog para aprimorarem seus conhecimentos.



Com certeza, em nosso próximo encontro quando perguntar "ALGUMA DÚVIDA?" estejam mais a vontade para fazer questionamentos. É sempre assim nas primeiras aulas quando as turmas se formam... acho até interessante "quebrar o gelo" para que se sintam mais descontraídos durante o curso.

Um grande abraço e obrigado pela manhã agradável, ou melhor, AMIGÁVEL, por assim dizer.

Apresento agora aos blogueiros esses maravilhosos novos amigos-alunos.

A "FILA M" composta por MICHELLY, MARLENE, MÁRCIA, MICHELLE E MARCELO; As incrivelmente simpáticas e participativas DANI e ANA; EDUARDO e IURI. ; CAIO, GUILHERME e JÚLIO CEZAR; o sorridente MARCÃO e a PATI; ADRIANA, LÉO e PAULA.

As demais fotos, como costuma ocorrer, serão postadas junto a algumas questões simuladas futuras.

Abraços a todos!


As participativas amigas Ana e Dani em 23/11/2010 (aula1-Turma II - manhã)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

AMIGOS ALUNOS DO CURSO ESFERA( UNIDADE NOVA IGUAÇU)




Agradeço a noite agradável e produtiva a Eleny, Allan e Gilmar; Bianca e Junior; Daiane e Claudinéia; Luis e Erivalda; Gustavo com Gisele e Marcão; Fabíola e Lene; Bruna, Beatriz, Thiagão, Zé Carlos e todos que no momento não me recordo o nome e participaram de nosso encontro.

Nos vemos na próxima quinta-feira!! Não esqueçam os Provimentos(em especial o 112/06!)

Um abraço carinhoso a todos.



Allan, Eleny e Gilmar
2 Amigos-Alunos Gabaritadores(42º Exame) e um futuro gabaritador


*As demais fotos deste encontro serão postadas nas próximas simuladas

Aguardem novidades em Vídeo



Uma parceria com o Professor Fraga possibilitará a gravação nos modernos estúdios do FRAGA ON LINE de uma série de vídeos curtos (cerca de 3 minutos cada) com DICAS DE DEONTOLOGIA dos temas mais importantes.

As gravações terão início a partir do dia 30 de novembro. Aguardem

domingo, 21 de novembro de 2010

POSTAGENS ESPECIAIS SOBRE ESTRUTURA DA OAB

Fiz postagens com questões da OAB/DF que tratam tão somente das Câmaras do Conselho Federal e, por isso, antes de fazerem as questões não deixe de acessar as postagens abaixo para que se intere do assunto abordado.

Abraços

LINKS IMPORTANTES PARA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES

Compete à Primeira Câmara do Conselho Federal

Compete à Segunda Câmara do Conselho Federal

Compete à Terceira Câmara do Conselho Federal

AULAS DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES

LOCAL: CURSO FRAGA – UNIDADE R.J.
Endereço: Rua Araújo Porto Alegre, 71 - 2º e 3º andar Centro-Rio de Janeiro
Contato: 2544-0823 / 2215-3585 / 2215-3326

Carga Horária (Deontologia): 03 horas



LOCAL: CURSO LEXUS
Endereço: Av. das Américas 500, BL3. Loja - 129 - Shopping Downtown - Barra da Tijuca
Contato: 2494-9302 / 3215-4062

Carga Horária (Deontologia): 03 horas





LOCAL: CEPAD – UNIDADE R.J.
Endereço: Avenida Almirante Barroso 91/2º andar Centro – Rio de Janeiro
Contato: 2262-4658

Carga Horária (Deontologia): 03 horas

sábado, 20 de novembro de 2010

PROCESSO ELETRÔNICO NO CURSO FRAGA

O Professor Fraga está sempre antenado com que os examinados, concurseiros e advogados/estagiários necessitam para atingir seus objetivos.

Uma boa prova disto é este encontro, indispensável para os militantes na área jurídica.

Maiores informações através do telefone(21)2215-3326

Mais amigos-alunos

Nesta semana começamos os encontros em duas novas turmas (de 22/11 a 29/11/2010 serão OITO novas turmas!) e apresento aos blogueiros alguns dos novos amigos que fiz. Como sabem a memória desse professor não é "aquela brastemp" e peço desculpas aos que deixaram de ser citados nominalmente.

CURSO FRAGA - TURMA 1 - tarde - aula 01 - 16/11/2010
Entre outros estão ANGÉLICA, ÉDINA, ARIELLA E LARISSA, CAROL1 e CAROL2, KÁLIDA, FERNANDA, AMANDA, GLEICE, MARIA, MÔNICA e JÚLIO.

CURSO VOX JURIS - TURMA CAXIAS - noite - aula 01 - 17/11/2010
ANA, KELLY, ANDRÉ, VIVIAN, KATRINE, FRENANDA, GISELE, DENISE E ERIVALDA. Carlos e Márcio tiveram de sair mais cedo e não apareceram nesta foto mas nesta semana os apresentarei aos Blogueiros.

APROVEITE MELHOR O BLOG






Potencialize o tempo de estudo de DEONTOLOGIA JURÍDICA sabendo como usar algumas das ferramentas disponíveis em nosso blog.

Clique AQUI e veja algumas dicas.





quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SIMULADA 3/2010 1192 MINAS GERAIS

SIMULADA 3/2010 1193 MINAS GERAIS
Agosto/1999 – Exame de Ordem – Minas Gerais
59. Nas proposições abaixo, assinale a correta:

a) o advogado ao postular em nome de terceiros, contra ex-cliente ou ex-empregador; judicial e extrajudicialmente, não precisa resguardar o segredo profissional e as informações reservadas que lhe tenham sido confiadas;
b) é direito e dever do advogado assumir a defesa criminal, considerando sua própria opinião sobre a culpa do acusado;
c) é defeso ao advogado funcionar no mesmo processo, simultaneamente, como patrono e preposto do empregador ou cliente;
d) o substabelecimento do mandato, com reserva de poderes, é ato do advogado da causa em comum acordo com o cliente.
Agosto/1997 – Exame de Ordem – Minas Gerais
58) O advogado tem o direito, exceto:
a. ( ) de ingressar livremente nas salas de sessões dos tribunais, mesmo além dos cancelos que separam a parte reservada aos magistrados;
b. ( ) de ingressar livremente em qualquer assembléia ou reunião de que participe ou possa participar seu cliente, ou perante a qual este deva comparecer, independentemente de poderes especiais;
c. ( ) de retirar autos de processos findos, mesmo sem procuração, pelo prazo de dez dias;
d. ( ) de usar os símbolos privativos da profissão de advogado.

CURSO FRAGA - AULA 01 - TURMA DA NOITE - 27/10/10

FGV-CADERNOS DE PROVA LIBERADOS

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou nesta quinta-feira os cadernos de prova referentes à segunda fase do 42º Exame de Ordem. Veja abaixo e acesse clicando nos links.

Cadernos de prova

•Direito Adminstrativo

•Direito Constitucional

•Direiro Empresarial

•Direito do Trabalho

•Direito Civil

•Direito Penal

SIMULADA 3/2010 1198 MINAS GERAIS

Minas Gerais – 2001 agosto QUESTÃO N° 60
Nas proposições abaixo, indique a opção CORRETA.
São direitos do advogado:
a) Abandonar a causa sem motivo justo ou antes de decorrido 10 (dez) dias da comunicação de sua renúncia;
b) Estabelecer entendimento com a parte adversa sem autorização do cliente ou ciência do advogado contrário;
c) Recusar-se a prestar, sem justo motivo, assistência jurídica quando nomeado em virtude de impossibilidade da Defensoria Pública;
d) Comunicar-se com seus colegas, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis.

CURSO FRAGA - AULA 01 - TURMA DE SÁBADO - 23/10/10

QUALIDADE COMPROVADA!

Dica de BLOG para os estudantes


Não deixem de visitar o BLOG PRESTANDO PROVA, cujo conteúdo sempre atualizado sobre concursos e o Exame da Ordem o torna um útil e importante instrumento para os estudantes e concurseiros.


Clique AQUI e comprove!



segunda-feira, 8 de novembro de 2010

DIVULGADO O RESULTADO DA 1ª FASE DO EXAME 2.2010

Data: 8/11/2010

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou hoje(8) o resultado da prova objetiva do 2º Exame de Ordem (2010), bem como os locais de prova da próxima etapa.

A prova prático-profissional será aplicada no dia 14 de novembro, das 14h às 19h.

O resultado preliminar da segunda fase será divulgado no dia 6 de dezembro.

Nos dias 7, 8 e 9 do mesmo mês, será possível entrar com recursos questionando esse resultado.

A divulgação do resultado final do exame está prevista para 23 de dezembro.

SIMULADA 3/2010 1175 O ESTAGIÁRIO SP

OABSP 133 AGO 2007
98. O acadêmico de direito, Caio Mário, regularmente inscrito na Ordem como estagiário, por seus méritos pessoais, veio a ser convidado pela sociedade de advogados onde se ativa, desde o ingresso na faculdade, a ser seu sócio minoritário.
Tal seria possível?
(A) Sim, especialmente pelo fato de ser sócio minoritário.
(B) Sim, como já é inscrito na Ordem, basta que o faça com o advogado responsável.
(C) Não, pois a constituição de sociedade de advogados está restrita a estes, não contemplando estagiários.
(D) Sim, desde que seja estagiário inscrito na Ordem há mais de dois anos.

SIMULADA 3/2010 1177 O ESTAGIÁRIO SP

Prova da OAB de São Paulo – ago/2001 – Exame 115
1. O Código de Ética e Disciplina não autoriza o anúncio do estagiário de direito, mas apenas do advogado. Assim, não existe possibilidade da oferta de serviços, mediante publicidade, inclusive na Internet, feita por estagiário de direito,
A. por faltar-lhe a qualidade de advogado.
B. porque ainda não se submeteu ao Exame de Ordem.
C. para reserva de mercado aos advogados já formados.
D. para evitar concorrência desleal e futura captação de clientela.

CURSO FRAGA - AULA 01 - TURMA DA NOITE - 27/10/10

BACHAREL e ESTÁGIO NA OAB. Alterações na Lei 8906/94?

Bacharel em Direito poderá fazer estágio por um ano
Fonte: ESPAÇO VITAL em 17.09.10

A Câmara analisa o Projeto de Lei nº 7653/10, do deputado Hugo Leal (PSC-RJ), que estipula prazo de um ano para realização do estágio profissional de Advocacia pelo bacharel em Direito. Segundo o projeto, o bacharel poderá fazer (ou manter) estágio por até um ano após colar grau no curso de Direito.

O projeto altera o Estatuto da Advocacia (Lei nº 8.906/94), que atualmente determina apenas que o estágio profissional poderá ser cumprido por bacharel em Direito que queira se inscrever na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sem fixar prazo de duração para a atividade.

De acordo com Hugo Leal, o projeto beneficiará os profissionais recém-formados em Direito, que não têm o direito de exercer atividades jurídicas enquanto não são aprovados no Exame de Ordem. "São milhões de profissionais com curso superior e experiência que ficam desempregados por meses até a conclusão de todas as etapas do exame", diz Leal.

Como é a redação atual do art. 9º do Estatuto da OAB e como ficará se houver a alteração:

Art. 9º - Para inscrição como estagiário é necessário:

I - preencher os requisitos mencionados nos incisos I, III, V, VI e VII do art. 8º;
II - ter sido admitido em estágio profissional de advocacia.
§ 1º - O estágio profissional de advocacia, com duração de dois anos, realizado nos últimos anos do curso jurídico, pode ser mantido pelas respectivas instituições de ensino superior pelos Conselhos da OAB, ou por setores, órgãos jurídicos e escritórios de advocacia credenciados pela OAB, sendo obrigatório o estudo deste Estatuto e do Código de Ética e Disciplina.
§ 2º - A inscrição do estagiário é feita no Conselho Seccional em cujo território se localize seu curso jurídico.
§ 3º - O aluno de curso jurídico que exerça atividade incompatível com a advocacia pode freqüentar o estágio ministrado pela respectiva instituição de ensino superior, para fins de aprendizagem, vedada a inscrição na OAB.
§ 4º - O estágio profissional poderá ser cumprido por bacharel em Direito que queira se inscrever na Ordem.

Alteração proposta

§ 4º - O estágio profissional de Advocacia poderá ser cumprido por bacharel em Direito com duração de até um ano após a colação de grau no curso de graduação em Direito.

Veja a Íntegra do projeto de lei clicando no campo COMENTÁRIOS, abaixo desta postagem:

A JUSTIFICAÇÃO para o PL 7653 é a seguinte:

Este projeto tem por objetivo alterar o Estatuto da Advocacia para incluir os bacharéis em direito, cerca de 1,9 milhões, que estão impossibilitados de exercer atividades jurídicas enquanto não são aprovados
em Exame de Ordem.

Sendo que, após a conclusão do curso de graduação, o bacharel fica aguardando, por meses, a conclusão de todas as etapas do Exame de Ordem para pode voltar a exercer a Advocacia.

Hoje, o Estatuto da Advocacia dá melhor tratamento aos estagiários, que podem exercer todos os atos de advocacia. Contudo, os bacharéis em direito não podem exercer o ofício, tendo que interromper todas as suas atividades. São milhões de profissionais com curso superior e com experiência que ficam desempregados.

Bom ressaltar, que o curso de ciências jurídicas é um dos poucos em que ao se formar o bacharel não possui profissão. Sendo que, os demais cursos superiores não necessitam de quaisquer exames para comprovação de aptidão, exercendo, assim, regularmente sua profissão ao término do período de formação acadêmica.

Diante da importância da matéria, estamos apresentando este projeto, solicitando o valioso apoio de nossos pares desta Casa para a rápida transformação da proposição que ora apresentamos em Lei.

Deputado HUGO LEAL
(PSC-RJ).

Meus novos amigos-alunos do CURSO FRAGA



Caros Blogueiros, conheçam mais alguns amigos-alunos desta semana.

Na TURMA REGULAR (MANHÃ) lebro-me de KLEBER, ALEXANDRE, ANTÔNIO, ÉRICA, GABRIELA, GISELE, IGOR, JEFFERSON, LÍGIA, NATÁLIA, RODOLFO, VANESSA e WASHINGTON.

CURSO FRAGA - AULA 01 - MANHÃ - 27/10/2010

No encontro noturno ainda recordo-me dos nomes da super SHIRLEY; LEANDRA, CAROLINE; CAMILLA, CARLOS1, CARLOS2, ÉRICA, FÁBIO, JOSIANE, JULIANA, LEANDRO, LUCIANA(gabaritadora de deonto!), MOISÉS, RENATA, TATIANA, THAISA e VITOR.


CURSO FRAGA - AULA 01 - TURMA DA NOITE - 27/10/10

As fotos dos meus amigos do Curso Fraga de NOVA IGUAÇU, durante o encontro realizado em 6/11/2010(onde ficamos de 09:00 às 19:00hs !! ) serão postadas assim que o discente Marcus encaminhar-me por e-mail os registros.

Mas desde já agradeço o maravilhoso sábado que passei em companhia de Elizete e Marcos;Gabriel, Janio, Fábio, Fagner, Paloma,Cássia,Luzia, Hellen,Anaalice, Rosane,Monique, Catia, Marister, Márcia e Adriana.

Não posso deixar de agradecer ainda aos funcionários do FRAGA, Vania e Jonas, sempre bem dispostos e solícitos, bem como o prestativo e alegre William da Subseção da OAB de Nova Iguaçu.

Mais registros quando colocar mais questões.

Grande abraço e bons estudos pessoal!

domingo, 7 de novembro de 2010

ANULAÇÃO DA QUESTÃO 13 DO EXAME 2.2010

Colégio de Presidentes de Comissões de Exame de Ordem decide anular questão 13 da Prova Objetiva

Publicada em 04/11/2010
Fonte: site da OAB/MA

Foi realizada, nesta quinta-feira (04/11), a reunião do Colégio de Presidentes de Comissão de Exame de Ordem, com o objetivo de deliberar sobre os requerimentos de anulação das questões da Prova Objetiva e das condições de realização da prova prática do Exame de Ordem 2010-2.

Por maioria, os presidentes decidiram anular apenas a questão de nº 13, após o reconhecido de um equívoco em sua formulação. Foi decidido, ainda, juntamente com os representantes da FGV (Fundação Getúlio Vargas), sobre as regras de fiscalização e a logística de realização do Exame, objetivando o aprimoramento do certame.

(veja a notícia completa em em http://www.oabma.org.br/oab-ma-agora/noticia/colegio-de-presidentes-de-comissoes-de-exame-de-ordem-decide-anular-questao-13-da-prova-objetiva)

terça-feira, 2 de novembro de 2010